domingo, 30 de maio de 2010

Peixe Palhaço

Peixe-palhaço, ou peixe-das-anêmonas é o nome vulgar das espécies da subfamília Amphiprioninae na família Pomacentridae. Existem cerca de 27 espécies, uma das quais pertence ao gênero Premnas, pertencendo os outros ao gênero tipo Amphiprion. Deve o seu nome à forma desalinhada como nada.

As espécies assim designadas são nativas de uma vasta região compreendida em águas tépidas do Pacífico, coexistindo algumas espécies em algumas dessas regiões. São famosos devido à relação ecológica de comensalismo que estabelecem com as anêmonas-do-mar ou, em alguns casos, com corais. As anémonas providenciam-lhes abrigo, apesar dos tentáculos urticantes a que são imunes, devido à camada de muco que os reveste. O peixe-palhaço esconde-se dos predadores nas anêmonas.
Em geral, em cada anémona existe um "harém" que consiste em uma fêmea grande, um macho menor e outros machos não reprodutivos ainda menores. No caso de a fêmea ser removida, o macho reprodutor muda de sexo, num processo dito protandria, e o maior dos machos não reprodutivos torna-se reprodutivo.

Do seu refúgio no tapete de tentáculos de anémonas, o peixe palhaço parece provocar os espectáculos. Qualquer outro peixe ficaria gravemente ferido pelos tentáculos venenosos, mas o peixe palhaço é imune, e tem por isso, o esconderijo perfeito. Este peixe obtém o seu nome das suas marcas semelhantes às pinturas de um palhaço e à sua desajeitada forma de nadar. Este peixe tem vidas sexuais interessantes - os machos podem mudar de sexo e tornar-se em fêmeas.


Mudança de sexo

Os peixes palhaço nascem macho, mas dentro deles estão os orgãos reprodutores necessários para se tornarem fêmeas. Se a fêmea de um grupo morre, o macho dominante muda para fêmea e um dos machos não dominantes assume o comando. Este padrão único permite a um cardume destes peixes viver e reproduzir-se dentro da anémona. Antes de acasalar, os machos tornam-se agressivos, atacando as fêmeas e estendendo as sua barbatanas. Seleccionam um local de nidificação, dentro da boca da anémona (os ovos são protegidos por cobertura com o muco da anémona). A fêmea liberta os ovos para o ninho para serem fertilizados e protegidos pelo macho.

Viver de restos

As principais fontes de alimento dos peixes palhaço são plâncton, os organismos microscópicos entrados na água do mar e algas, que crescem em volta das anémonas. Os peixes palhaço também comem larvas, camarão, pequenos peixes e os alimentos deixados pela anémona, que usam os seus tentáculos urticantes para apanhar presas e arrastá-las até à sua boca.

Ameaça de Aquário

A maior ameaça aos peixes palhaço é o comércio de aquário: a maior percentagem de peixes palhaços provém das Filipinas e Indonésia. Prácticas de pesca ilegal e perigosas como as que usam dinamite, tiveram provavelmente um papel importante. No entanto, estes peixes são abundantes no seu habitat natural e procriam com facilidade em cativeiro, e por isso não estão ainda em perigo.

Parceiros Perfeitos

Uma unidade familiar de peixes palhaços ocupam uma única anémona-do-mar. Este truque faz com que a anémona pense que os peixes são uma parte de si própria. Ambos os peixes e anémona beneficiam da parceria. Os tentáculos protegem os peixes dos predadores, enquanto a anémona se aproveita dos alimentos deixados cair pelos peixes. Estes também come os parasitas da anémona e quando passam por entre os tentáculos, funcionam como uma ventoinha, aumentando a circulação da água, fornecendo assim, oxigénio à anémona
Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Pomacentridae
Subfamília: Amphiprioninae

Unidade Social: Pares
Comprimento: 6-8cm
Peso: 30-50g
Sexo: Protândrico hemafrodita; desenvolve-se macho, pode tornar-se fêmea
Maturidade Sexual: Vários meses
Epoca de acasalamento: Por volta de Abril e de novo em Outubro
Periodo de incubação: 6-7 dias
Nº de ovos: 100 +
Intervalo de procriação: Alguns meses
Dieta: Plâncton, algas, larvas, camarão e alguns peixes
Longevidade: 3-5anos

8 comentários:

  1. por que os peixes palhaços naum morrem nas anemonas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque têm uma camada na "pele" deles que os torna imunes está escrito em cima.

      Eliminar
  2. Um belo trabalho. Sempre penso que já sei bastante mas, ao procurar espécies de vegetação marinha, entrei no seu blog e aprendi muito sobre um peixinho maravilhoso e que faz parte dos meus planos para as próximas telas. Falo do peixe Palhaço. Não fazia idéia de que era tão pequenino. Seis a oito centímetro... deve ser uma graça. Obrigada pela aula e um abraço neusa meloti

    ResponderEliminar
  3. Agora sei pq no filme "Nemo" o pai do nemo ñ para de falar "Fique na anêmona"

    ResponderEliminar
  4. adoro peixes

    ResponderEliminar
  5. os humanos imitando os peixes e mudando de sexo! VIVA A NATUREZA!!

    ResponderEliminar
  6. Porque os peixes-palhaço têm uma especie de camada na "pele" que os torna imunes ás anemonas. (Está escrito em cima!)

    ResponderEliminar
  7. Hoje aconteceu algo muito estranho ha 1ano e meio comprei 2 peixes palhaços o sexo eu não sabia mas hj quando acordei que fui por a comida so havia 1 deles. O outro comeu o que morreu sera?

    ResponderEliminar