quinta-feira, 10 de março de 2011

Morreu o Sam o golfinho roaz mais velho do mundo



Sam era um macho que vivia há 20 anos no parque temático do Algarve, desde que o parque temático foi criado, e morreu no passado domingo com 50 anos, uma idade avançada para qualquer roaz-corvineiro e, em especial, para um macho.

Em comunicado divulgado ontem o Zoomarine anunciou que o golfinho roaz-corvineiro mais velho do mundo, que vivia no parque temático desde a sua criação em 1991, morreu no passado domingo de velhice.
Sam era um macho de Tursiops truncatus, que aos 50 anos, era um ancião de “provecta idade”, como salienta o Zoomarine. Os golfinhos desta espécie têm uma esperança média de vida de 25 anos.
Regra geral, os animais que vivem em cativeiro têm, por norma, tendência a viver mais do que os animais que habitam no meio silvestre. Refira-se por exemplo que no Estuário do Sado a esperança média de vida à nascença não supera os 10-15 anos.
Por outro lado, e à semelhança do que acontece com os humanos, as fêmeas têm uma maior longevidade, podendo ultrapassar os 50 anos de idade, ao passo que os machos não costumam ultrapassar os 40-45 anos. Deste modo, Sam era um caso de um golfinho roaz macho excepcionalmente longevo.
Durante o período em que habitou no Zoomarine Sam teve um papel importante na Educação Ambiental do público que visitou o parque, tendo ajudado “ a reforçar a convicção que diferentes espécies podem e conseguem comunicar”, função que, no futuro será desempenhada pelos filhos e netos que deixou.
Fontes: Zoomarine - dia 16-02-2011





Sem comentários:

Enviar um comentário