domingo, 17 de janeiro de 2010

Manatim

Trichechus manatus O manatim é um mamífero aquático dócil também chamado "vaca marinha", porque pasta plantas subaquáticas em águas costeiras e estuarinas quentes e pouco profundas. Pertencem à Ordem Sirenia, pois eram confundidos com sereias pelos marinheiros no passado. São grandes, alcançando o tamanho adulto de 2,5 - 4,5 metros e pesando, em média, entre 200 - 600 kg. São animais solitários, preferindo grupos pequenos a grandes manadas, só se formando laços entre mãe e cria. Migram durante o inverno para águas mais quentes, pois não suportam temperaturas baixas. Os manatins não têm predadores naturais, mas são muitas vezes feridos pelas hélices de barcos motorizados e outras embarcações.

O Manatim (Trichechus inunguis) é um sirénio (ordem de mamíferos adaptados à vida aquática, com os membros anteriores em forma de barbatanas, sem membros posteriores, e com uma barbatana caudal horizontal) que vive em águas costeiras pouco profundas dos mares tropicais, nomeadamente no Oceano Atlântico e grandes rios que nele desaguam, como o rio Amazonas no Brasil. Os adultos medem cerca de 3 metros e pesam de 250 a 400 quilos. Há no entanto exemplares maiores, com seis e mesmo sete metros de comprimento, mas são raros. Com o corpo pisciforme coberto de pelos raros, excepto no focinho, onde se encontram sedas espessas, de cor amarelada, a pele é pouco menos que desnudada; a cor geral é pardo-azulada, um pouco mais escura no dorso e flancos que no ventre.

Estes animais vivem habitualmente no mar, preferindo as zonas onde a água é mais doce, mas muitas vezes também sobem pelos rios, e nas épocas de inundações chegam até aos lagos e aos pântanos. Movem-se lentamente e as suas extremidades anteriores transformaram-se em barbatanas.

A sua alimentação é vegetal. Come até encher completamente o estômago e os intestinos e deixa-se ficar, em seguida, imobilizado num local pouco profundo, com a cabeça fora de água para não se incomodar em emersões consecutivas, reclamadas pelas necessidades respiratórias.
O seu principal inimigo é o tubarão, porém o Homem também o caça, para fazer colares dos seus dentes e ossos, para utilizar a pele como couro para o fabrico de correia, para extrair azeite e comer a carne (que no gosto se assemelha mais à do porco que á de vaca).
Em toda a costa ocidental de África, para o sul da Guiné, existe outra espécie de manatim, o M. sengalensis Desm., conhecido vulgarmente por peixe-mulher de Angola. Pouco se sabe, porém, dos costumes desta espécie, que é muito apreciada pelos naturais da região.
Este animal é susceptível de domesticação, chegando mesmo a reconhecer a voz do dono, a obedecer-lhe e a vir dos lagos ou do mar, a horas determinadas, em procura do alimento que este lhe dá.

1 comentário: