segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Estrelas do Mar

Uma das criaturas aquáticas mais atractivas é, sem dúvida, a estrela-do-mar. Pertence ao mesmo grupo que os ouriços-do-mar, pepinos-do-mar e ofiurídios (filo Echinodermata), dos quais se distingue facilmente pela forma em estrela e as cores vivam que apresenta. A maior parte das estrelas-do-mar têm cinco braços, mas algumas podem chegar a ter cinquenta! Muitas estrelas são alaranjadas, no entanto variações de cor desde o castanho, a vermelho ou púrpura são comuns nestes animais.

Vivem em águas costeiras, umas sobre as superfícies rochosas, outras enterradas na areia, espalhadas pelos oceanos de todo o mundo.
Locomoção
Quando voltamos uma estrela ao contrário podemos observar a boca, rodeada pelos braços, ao longo dos quais se encontram centenas de pequenas estruturas em forma de tubo, terminando numa ventosa, e dispostos em duas ou quatro fiadas. São os chamados pés ambulacrários, que servem para a locomoção e para se agarrarem às rochas, graças ao poder de sucção das suas ventosas.
Alimentação
Estes animais, de aspecto tão tranquilo, são predadores eficazes, alimentando-se de todo o tipo de invertebrados, com particular destaque para os bivalves! Envolve-os com os seus braços, fixando-se através dos pés ambulacrários para forçar a abertura da concha. Em seguida introduz o seu estômago no corpo da vítima, que então é facilmente devorada.

Sem comentários:

Enviar um comentário