sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Baleia Cinzenta

Baleia Cinzenta também chamada de "Ojostsk Coreana"

A baleia cinzenta, pode atingir 14 m de comprimento e pesar entre 20 a 40 toneladas. É a espécie com maior trajetória de migração. Reproduz-se durante o inverno na costa oeste do México e no verão segue para o Mar de Bering, no Ártico, região mais farta em alimentos, numa viagem de 20 mil quilômetros.
As Baleias aproveitam estas paragens para se alimentar e acasalar enquanto o mar não está congelado entre maio e outubro. Estas criaturas podem ser avistadas no Oceano Atlântico, no Oceano Pacífico e no Ártico.


É um dos mamíferos que realiza uma das migrações mais longas, pois percorre a distância de 10 mil km, desde as baías do norte do México, onde a fêmea dá à luz a sua cria no inverno, até o norte do mar de Behring, onde se alimenta (no verão) de invertebrados .
As baleias cinzentas podem mesmo se avistadas a 1 km da costa, sendo por isso dos cetáceos mais avistados. Embora, o aumento de tráfego de barcos, as possa obrigar a permanecer em águas mais distantes. Não se sabe ao certo, em que idade atingem a maturação sexual e desconhece-se o processo de acasalamento. Sabe-se no entanto que a gestação dura um ano, e que, o baleote pode duplicar o seu peso em apenas uma semana


Sua pele, salpicada de cor negra, cinza e branca, forma um desenho característico que permite diferenciar cada indivíduo.

1 comentário: