sábado, 17 de outubro de 2009

Tubarão Mako

Tubarão Mako (Isurus oxyrinchus)



Tamanho- Crescem até aos 4 metros, mas o tamanho comum é de 2 metros.
Dieta- Atum, pequenos e grandes peixes, inclusive comem tubarões de várias espécies, como o tubarão azul e tubarão martelo.
Habitat- Habitam águas litorais e a 150 m da superficie, gostam de água morna, mas nos oceanos tropicais eles vivem em aguas frias. São encontrados em todo o mundo .
Reprodução- São oviparos e nascem de 8 a 16 filhotes com aproximadamente 70 cm, o macho chega à maturidade sexual com 2 metros e 100 kg e a femea com 2,8 metros e 200 kg.


Descrição geral

O Tubarão Mako é o tubarão mais rápido de entre as espécies de tubarão, chegando a 88 km/h e de entre os peixes só é menos rápido que o Atum. O Mako é capaz de manter a sua temperatura maior que a temperatura do seu ambiente. São encontrados em mares tropicais e temperados, raramente são encontrados em temperaturas menores que 16ºC, inclusive são encontrados no sul do Brasil e nas ilhas do hawai. O Mako possue uma cor azul metálica. É muito valorizado pelos pescadores profissionais, por causa da sua grande resistencia quando é fisgado por uma linha de pesca, é muito dificil pega-lo. Apesar de ter uma cara de mau, a sua perigosidade em relação aos humanos não é confirmada.


Classificação


Reino - Animalia
Filo - Chordata
SubFilo - Vertebrata
Classe - Chondrichthyes
Subclasse - Elasmobranchii
Ordem - Lamniformes
Familia - Lamnidae
Género - Isurus
Espécies - Oxyrinchus

1 comentário:

  1. Valeu Pelo Blog..
    peguei Coisas Que ak Muito massa isto me ajudo no trabalho escolar Vlw.

    Procurei tanto Ak achei tudo D/ uma vez

    ResponderEliminar