quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Golfinho-de-dentes-rugosos

Nome comum:

Golfinho-de-dentes-rugosos (que deriva das diversas estrias, finas e verticais, encontradas nos seus 20 a 27 pares de dentes. Esta característica é única entre todos os cetáceos, que possuem dentes lisos), toninha, toninha-preta, steno, rough-toothed dolphin


Distribuição:
Ocorre em regiões tropicais e temperadas quentes de todos os oceanos. É considerado um animal típico de águas oceânicas. No Brasil, porém, as avistagens ocorrem principalmente em águas costeiras, incluindo ilhas, canais, baías e regiões recifais. Sua distribuição abrange uma grande faixa de nosso litoral, desde o Rio Grande do Sul até o Ceará.


Peso, medidas e características:
É um animal robusto e forte, que pode pesar pelo menos 158 quilos. O comprimento máximo registrado para os machos é de 2,85 m e para as fêmeas 2,69 m. Dorso escuro (cinza ou marrom) e barriga clara (branca ou rosada). Apresenta no dorso uma estreita faixa cinza-escura bem definida formando um manto com um formato de ampulheta. A ponta do bico e os lábios são brancos. Costuma ter muitas manchas e arranhões pelo corpo. Entre a cabeça e o rostro ( 'bico") não existe uma demarcação definida o que faz com que a cabeça tenha a forma de cone.


Como nascem e quanto vivem:
A maturidade sexual de machos e fêmeas é alcançada a partir de 2,25 m e 2,10 m de comprimento, respectivamente, quando os machos tem 14 anos de idade e as fêmeas 10 anos. As fêmeas dão à luz apenas um filhote, após uma gestação de cerca de 10 ou 11 meses. O filhote nasce medindo cerca de 1,0 m. A mãe é especialmente atenciosa e carinhosa com a cria, da qual não se afasta nos primeiros dois anos após o nascimento. Podem viver pelo menos 32 anos.


Comportamento e hábitos:
Em geral, forma grupos pequenos, de no máximo 50 indivíduos, sendo mais comumente observados os grupos de 10 a 20 animais. Também pode formar grupos mistos com outros cetáceos. É um golfinho especialmente inteligente e curioso. Costuma nadar na proa de embarcações e muitas vezes é visto carregando objetos sobre a cabeça, ou presos às nadadeiras ou ao bico. Carregar objetos encontrados na superfície da água parece fazer parte do repertório de "brincadeiras" do golfinho-de-dentes-rugosos, que tem uma notável atração por objetos flutuantes e uma extraordinária capacidade manipulativa. Possui fortes vínculos sociais entre indivíduos do mesmo grupo, além de um padrão comportamental complexo e elaborado.


Alimentação:
Peixes, lulas e polvos. Em geral, ele alimenta-se de forma cooperativa e bem coordenada, utilizando estratégias de caça para concentrar a presa e encurralar os cardumes contra a costa. Enquanto estão se alimentando, os golfinhos costumam dar saltos e batidas de cauda para concentrar a presa, usando táticas de pesca muito interessantes. Apresenta o curioso costume de sacudir a cabeça na superfície da água com a presa segura pelo seu rostro, talvez para parti-la em pedaços.

Cativeiro:
Já foi mantido com sucesso em cativeiro para exibição pública em oceanários na Colômbia, Havaí, Estados Unidos e Japão. Treinadores os descrevem como animais arrojados, investigativos e altamente treináveis, mas também impetuosos e agressivos. Golfinhos-de-dentes-rugosos capturados no arquipélago de Madeira e no Mediterrâneo foram mantidos no Laboratório de Fisiologia Acústica da França para estudos.

Inimigos Naturais:
Provavelmente as orcas (Orcinus orca) e os grandes tubarões (Família Carcharhinidae).

Classificação científica


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Steno
Gray, 1846
Espécie: S. bredanensis

Nome binomial
Steno bredanensis

Sem comentários:

Enviar um comentário