quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Golfinho-pintado-pantropical

O Golfinho-Malhado-Pantropical possui um corpo "elegante". O seu ventre é cinza claro e o manto dorsal bem destacado é escuro, quase negro. A principal característica destes animais são as manchas (pintas) que eles possuem por todo o corpo, na região ventral as manchas são um pouco mais escuras e no manto dorsal as manchas são claras, quase brancas. Ao nascer o Golfinho-Malhado-Pantropical não possui as famosas manchas, que vão surgindo de acordo com o crescimento do animal. As suas nadadeiras são escuras, quase negras, sendo a dorsal alta, falcada e localizada no meio do corpo. O seu bico é curto, possui uma coloração escura, quase negra, na região dorsal, a região ventral do bico é branca e costuma ser uma das primeiras áreas onde surgem as manchas. Os lábios ou linha da boca e a ponta são brancos. Uma linha negra bem fina surge da base do melão (testa) e se prolonga até o olho onde começa a alargar, contorna todo o olho do animal como se fosse um par de "óculos" e se prolonga um pouco mais, quase alcançando as nadadeiras peitorais.


O tamanho, a forma e a cor do Golfinho-Malhado-Pantropical podem variar grandemente . Reconhecem-se duas formas principais : uma que vive ao longo da costa e outra ao largo . A forma costeira é maior, mais robusta e tem mais manchas. A maioria dos animais adultos pode ser identificada pelas manchas, apesar de estas estarem virtualmente ausentes em certas populações, como é o caso no Hawai e no golfo do México.


Pode ser confundido com o roaz-corvineiro e com golfinhos-de-bossa, que também podem ter algumas manchas, podendo ser muito difícil distingui-lo do golfinho-malhado do Atlântico. É provavelmente um dos cetáceos mais comum , apesar de, desde o início dos anos 60, capturas acidentais em redes de pesca de atuns-albacora terem reduzido até 65 % algumas populações no Pacífico oriental tropical.






Classificação científica


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Stenella
Espécie: S. attenuata

Nome binomial
Stenella attenuat

Sem comentários:

Enviar um comentário