sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Orca

A orca (Orcinus orca) é o membro de maior porte da família Delphinidae (ordem dos cetáceos) e um predador versátil, podendo comer peixes, moluscos, aves, tartarugas, ainda que, caçando em grupo, consigam capturar presas de tamanho maior, incluindo morsas e "baleias". O nome provém da tradução direta do inglês "killer whale". Está, portanto, no topo da cadeia alimentar oceânica. Pode chegar a pesar nove toneladas. É o segundo animal de maior área de distribuição geográfica (logo a seguir ao homem), podendo encontrar-se em qualquer um dos oceanos.


Têm uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos familiares extensos. Comunicam através de sons e costumam viajar em formações que assomam ocasionalmente à superfície. A primeira descrição da espécie foi feita por Plínio, o Velho que já a descrevia como um monstro marítimo feroz. Até hoje só houve um caso de ataque a seres humanos que foi na Malásia em 1928 a um pescador que atacou quatro desses animais que revidaram atacando o barco e matando o pescador, ainda que se saiba de alguns casos de agressões aos seus treinadores em parques temáticos. Tanto vivem no mar alto como junto ao litoral.


Descrição e Comportamento

A orca (anteriormente conhecida como baleia assassina), Orcinus orca (Linnaeus, 1758), é na verdade um golfinho. É o maior da família dos golfinhos (Família Delphinidae ~ 32 espécies, incluindo os golfinhos, pigmeu orcas, AttenuataE falsas orcas, Crassiddens Pseudorca). Orca pode atingir um comprimento máximo de mais de 9 m e pode pesar 7.257 kgs. Por causa de sua reputação feroz, orca são chamados de Asesina Ballena ( "baleia assassina") pelo espanhol. Eles eram chamados de assassinos "baleia" pelos marinheiros que testemunharam os ataques sobre os cetáceos maiores, e com o tempo este nome foi mudado para "baleias assassinas". Eles são chamados porque este não prejudicar seres humanos, mas porque às vezes matar outras baleias, a caça-los em pacotes, assim, ganhar o título de "Lobos do Mar".
Orcinus é provavelmente derivado de Orcus, Um mitológico deus romano do submundo, uma referência à reputação feroz deste animal. Orca significa literalmente "a forma de um barril ou tonel" em latim, provavelmente devido à forma a orca do corpo.

Orca são vistos normalmente viajam em casca entre 3-25 indivíduos, geralmente incluindo pelo menos um macho grande (um macho é mostrado no primeiro plano da foto acima, notar a diferença nas formas das barbatanas dorsal).


Mundo e Faixa de Habitat

Próximo aos seres humanos, orca é o mamífero mais amplamente distribuída. Orca habitam todos os oceanos do mundo, mas são mais numerosos no Ártico, na Antártida e em áreas ricas em nutrientes ressurgências de água fria. Eles foram avistados no litoral de Washington, Oregon, Califórnia, Baja Califórnia, e ao longo da costa leste dos Estados Unidos.
Além das áreas de água fria, orca também têm sido observados em áreas de água quente como o Havaí, Austrália, as Ilhas Galápagos, das Bahamas, eo Golfo do México. Essas aparições são raras, mas eles não demonstram a capacidade da orca de se aventurar em águas tropicais. Ainda mais surpreendente, as orcas tem sido vistas em rios de água doce em todo o mundo como o Reno, o Tâmisa eo Elba. Uma orca foi relatado para ter viajado até mesmo alguns 177 km acima do rio Columbia, em busca de peixes.
Embora a orca pode ser encontrado em ambos o oceano aberto e águas costeiras, eles habitam principalmente na plataforma continental em águas menos 200 m de profundidade. Em áreas de água fria, a sua distribuição está limitada pelo gelo sazonal.

Comportamento Alimentar (Ecologia)


Ativa e oportunista, orca são os predadores ápice no oceano.
Peixes, lulas, selos, leões-marinhos, morsas, aves, tartarugas marinhas, lontras, pinguins, Os cetáceos (ambos mysticete e odontocete), ursos polares, répteis, E até mesmo um alce foram todos encontrados no conteúdo estomacal de orcas.
E, como seu nome comum indica, os restos de outras orcas também foram encontrados nos estômagos dessas baleias "assassino". É incerto porque estes animais são canibais.
As dietas de orcas pode variar de uma região para outra. Na Antártida, as orcas comem cerca de 67 peixes%, 27% mamíferos marinhos e lulas 6%. No Mar de Bering próximo Alasca, Comem peixes com cerca de 65%, 20 lulas% e 15% dos mamíferos marinhos.
As dietas dos residentes e Orcas também diferem. Os grupos residentes comer uma grande variedade de peixes e raramente procuram os mamíferos marinhos. Grupos nómadas principalmente comer mamíferos marinhos e, ocasionalmente, comem peixes. Orcas adulto come cerca de 3% a 4% do seu peso corporal em alimento por dia; totalmente bezerros desmamados pode comer até aproximadamente 10% do seu peso corporal durante os períodos de crescimento.
Muito parecido com alcateias ou se orgulha dos leões, as orcas muitas vezes caçam cooperativamente em casca para a alimentação. Eles trabalham juntos para rebanho presa em uma pequena área antes de atacar. Quando a caça de uma baleia grande, um grupo de orcas pode atacar em vários ângulos.


História de vida


Estudos na marinha de orcas instalações zoológicos sugerem que as fêmeas se tornam sexualmente maduras quando atingem 4,64,9 m, a cerca de 6-10 anos. Os machos geralmente tornam-se sexualmente maduros quando atingem cerca de 5,5 -6 m, a cerca de 10-13 anos. Reprodução pode ocorrer em qualquer época, mas é mais comum no verão. No Atlântico Norte, o acasalamento parece atingir o pico em outubro e novembro, no oeste do Pacífico Norte, o acasalamento parece estar no seu mais elevado entre maio e junho. O período de gestação de uma orca é de cerca de 17 meses-o mais conhecido de todos os cetáceos. Com base nos limitados dados coletados a partir de populações no mar e em instalações de zoologia, uma fêmea pode ter um bezerro a cada 3-5 anos, embora uma década antes pode passar alguns têm outro nascimento bem sucedido. Bezerros nascem na água. A maioria das entregas visto por seres humanos têm a cauda foi primeiro-nascidos, apesar de uma cabeça de natalidade primeira tem sido observada. Estimativas de tamanho de nascidas em cativeiro orcas sugerem que a média de bezerros 2,6 m de comprimento e pesam entre 136 --181 kg.


Os filhotes são amamentados abaixo da água, perto da superfície. A mãe desliza em posição horizontal, com sua cauda em arco, e nada do bezerro ao seu lado com a boca no lado direito ou esquerdo da glândula mamária. O leite da mãe é muito rica para que o bezerro se desenvolve rapidamente uma camada isolante de espessura de gordura. O teor de gordura oscila como o bezerro desenvolve, variando de cerca de 48% de gordura do leite no início do período de enfermagem e diminuindo gradualmente para cerca de 28% nos meses que se seguem. Um bezerro pode enfermeiro para 12 meses ou mais. Um bezerro pode ser essencialmente desmamados com um ano de idade, mas pode continuar a enfermeira, ocasionalmente, por vários meses.


Cativeiro

A inteligência das orcas, a facilidade em treiná-las, a sua aparência impressionante, o seu comportamento brincalhão em cativeiro e o seu tamanho anormalmente grande torna-as um animal bastante popular como exibição em aquários e em espectáculos aquáticos, como em parques temáticos. A primeira captura e exibição de uma orca teve lugar em Vancouver, em 1964. Nos 15 anos seguintes, cerca de sessenta ou setenta orcas foram retiradas das águas do Pacífico com este fim. No final dos anos 1970, e na primeira metade da década de 1980, as águas da Islândia eram a origem de muitos dos animais capturados - nos cinco anos antes de 1985, capturaram-se aí 50 orcas. Desde essa altura que as orcas são criadas desde nascença em cativeiro, sendo raras os espécimes selvagens nestas condições. O cativeiro pode, contudo, levar ao desenvolvimento de determinadas patologias como o colapso da barbatana dorsal, verificada em 60 a 90% dos machos cativos.


Já ocorreram alguns ataques ou acidentes com orcas em cativeiro, envolvendo seres humanos. Em 1991, um grupo de orcas foi responsável pela morte de uma treinadora, Keltie Byrne, em Sealand, Victoria, na Colúmbia Britânica (onde os empregados não estavam autorizados a permanecer na água com as orcas). Crê-se que esta morte tenha sido provocada pelo facto de as orcas não se aperceberem que o ser humano não é capaz de sobreviver debaixo de água, pelo que se julga que se trata apenas de um comportamento brincalhão, mas trágico. O mesmo se acredita que tenha acontecido em 1999, no parque SeaWorld em Orlando, Florida, onde uma orca terá alegadamente matado um turista que entrou de forma subreptícia na piscina, durante a noite. Há quem acredite que o mesmo possa ter morrido de hipotermia. No final de Julho de 2004, durante um espectáculo no parque SeaWorld, em San Antonio, Texas, uma orca empurrou o seu instrutor (depois de dez anos de convívio entre os dois) para debaixo de água, impedindo-o de atingir a borda da piscina. Só depois alguns minutos de angústia é que os seus colegas o conseguiram salvar.


Outro incidente trágico envolvendo orcas ocorreu em Agosto de 1989, quando uma fêmea dominante, Kandu V, se atirou a uma orca recém-chegada, Corky II, mordendo-a durante um espectáculo aquático. Corky II tinha sido trazida da Marineworld, na Califórnia apenas alguns meses antes do acidente. De acordo com testemunhos, ouviu-se uma dentada sonora ao longo do estádio. Ainda que os treinadores tenham tentado continuar o espectáculo, a dentada provocou a fragmentação do maxilar da orca atacante, provocando o corte de uma artéria que começou a jorrar sangue. Depois de evacuada a multidão de espectadores e depois de uma hemorragia de cerca de 45 minutos, Kandu V morreu. Os opositores deste género de espectáculo referem frequentemente estes incidentes nas suas críticas e argumentos para a sua abolição.
A SeaWorld continuou implicada em várias práticas criticadas por movimentos a favor dos direitos dos animais, como a manutenção de orcas capturadas no meio selvagem. A associação Born Free Foundation criticou este empreendimento por manter em cativeiro, após vários anos, a orca Corky II, que queriam devolver à sua família no grupo (baleal) A5 Pod — na Colúmbia Britânica, no Canadá

Em espanha já se fazem Shows de Orcas no Loro Park de Tenerife


Classificação científica


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Orcinus
Espécie: O. orca

Nome binomial
Orcinus orca

Sem comentários:

Enviar um comentário