sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Baleia Piloto

O termo Baleia-piloto é a designação comum aos mamíferos cetáceos do gênero Globicephala, que ocorrem nos oceanos de todo o mundo. Tais mamíferos chegam a medir até 8,5 metros de comprimento, possuindo ainda coloração negra, cabeça em forma de globo sem bico definido e dentes presentes. Também são chamados de caldeirão e golfinho-piloto.


As baleias-piloto são observadas frequentemente na companhia de outras espécies, e parecem preferir as águas dos Açores de Abril a Outubro. São observadas em grupos de algumas dezenas. As baleias-piloto emitem uma série de sons bastante diversos, tais como, rangidos, assobios, barulhos secos, roncos, ronronares e chilreios. Uma das suas vocalizações é surpreedentemente parecida com o mugido de uma vaca, sendo esta a razão pela qual os baleeiros Açorianos a baptizaram de «peixe-boi».




Características:
O Baleote é um golfinho característico, é um dos maiores membros da família dos golfinho e daí o nome comum de Baleia-Piloto. Possui um característico melão bulboso que varia dependendo da idade e do sexo, o corpo é essencialmente preto apresentando manchas cinzentas atrás da barbatana dorsal e no lado ventral qu apresenta a diagnosticante forma em âncora.

É virtualmente impossivel de distinguir do seu parente mais proximo o Baleote de Sieldold, no entanto pequenas diferenças subtis principalmente no comprimento das barbatanas peitorais, o Caldeirão prefere águas mais frias que o seu parente. Também pode ser confundido com a fêmea de orca mas as manchas cinzentas atrás das barbatanas dorsais são diferentes e a barbatana dorsal das orcas é mais estreita na base.
-Acrobacias Mais comum nos mais jovens que efectuam saltos fora de água, mas os adultos ainda emergem grande parte do corpo fora de água, rarament salta, acompanham à proa.
-Cor preto-tinta ou cizento escuro.
-Tamanho Dos maiores golfinhos, F:3.8-5.7m ; M:4-7.6m.
-Barbatana dorsal situada na frente do corpo a base é larga e inclinada para trás.
-Bico Ausente, testa arredondada, bolbosa.
-Peso cerca de F:2-2.51 e M:+ de 3 toneladas.
-Grupos são muito sociaveis, com associações pelo lado materno (10-30) raramente reúnen-se em várias centenas, frequentemente na companhia de roazes.
-Sopro Em boas condições atinge mais de 1m de altura e pode ser ouvido.Variação: Os machos têm mais de 1m de comprimento que as fêmeas, a barabatana dorsal nos machos é concava enrolando-se para trás enquanto que a das fêmeas é mais triangular e mais parecida com a dos outros golfinhos. O melão é mais desenvolvido nos machos especialmente nos mais velhos.



Dentição: 16-24


Comportamento:
Grupos podem chegar às centenas mas normalmente possuem menos de 50 indivíduos, normalmente as fêmeas estão em maioridade e a estrutura é estável, grupos inteiros vistos em imobilidade, deixando que embarcações se aproximem.
Comum dar batimentos caudais e a espiar. Os jovens efectuam saltos quase verticais e aterram normalmentecom o flanco.

Alimentação:
Espacialmente à noite, os mergulhos costumam durar 10 minutos e um maximo em volta dos 16minutos, a maioria atinge os 30-60m e um maximo de 600m. A dieta é constituida geralmente por lulas e peixe.Reprodução: stitui A maturidade sexual por volta dos 8 anos nas fêmeas e aos 13 anos nos machos, o periodo de gestação é de 15 meses, as fêmeas têm crias cada 3-6 anos, época de reprodução é durante Abril-Setembro no Atlântico Norte e Outubro-Abril no Hemisfério Sul. As crias nascem com 1.8-19m de comprimento e 70-80Kg A amamentação dura 20-27 meses e permanecem com a progenitora durante 18-44 meses podendo subrepor-se á gravidês seguinte. Fêmeas mais velhas podem cuidar de crias de fêmeas mais jovens uma vez que atingem a menopausa por volta dos 40-55 anos. Esperança média de vida ultrapassa os 60 anos.Distribuição: São reconhecidas 2 populações distintas, uma no Hemisfério Sul (Globicephala melas edwardii) associada às correntes de Humboldt, Malvinas e Benguela, apresentando distribuição circumpolar e outra no Atlântico Norte (Globicephala melas melas) desde as Carolina do Norte e Açores até a Gronelândia. Prefere águas profunds e chega a a aproximar-se do mar gelado podendo alcançar a latitude 68º mas normamente não ultrapassa 60º.

Para pessoas sensiveis por favor não vejam as imagens seguintes de uma brutal assasinato de baleias piloto.

“Baleias são animais sensíveis e sociais com um sistema nervoso altamente desenvolvido. Elas têm uma capacidade de sofrer profunda angústia, terror e dor. A cada ano, os moradores das Ilhas Faroe, na Dinamarca, matam baleias-piloto e outros pequenos cetáceos.

Moradores da ilha primeiro atraem as baleias para uma baía. A perseguição pode ser demorada. As baleias exaustas, confusas e apavoradas são eventualmente orientadas para o raso. Aqui começa o banho de sangue. Os habitantes da ilha repetidamente batem com martelos de 2,2 kg na polpa de cada baleia até que os ganchos consigam segurá-las. Uma faca de 15 centímetros faca é então utilizada para cortar através da carne até a coluna vertebral. Em seguida os principais vasos sanguíneos são cortados. A baía corada de sangue é então preenchida com baleias horrivelmente mutiladas e mortas.
Os moradores celebram a carnificina das suas vítimas, em uma atmosfera de entretenimento. Doutrinados a partir de uma idade precoce, as crianças muitas vezes recebem um dia de folga escolar para assistir à “diversão”. Correm para a baía e escalam sobre as carcaças de baleias abatidas.
Anualmente cerca de 2.000 baleias são movidas para a terra e cruelmente abatidas nas Ilhas Faroe, a meio caminho entre as Ilhas Shetland e a Islândia. Durante séculos as Ilhas Faroe têm caçado baleias-piloto, levando grupos inteiros para as baías de matadouro, onde são atacadas por lanças pelos barcos, arrastados para a terra e massacradas com facas. Embora as ilhas sejam um protetorado da Dinamarca, elas têm seu próprio governo e regulamento sobre a caça de baleias-piloto ou “grind” como é conhecido.
Independentemente do fato de que o número de baleias-piloto no Atlântico Norte é desconhecidas e elas estão listadas como “estritamente protegidas” pela Convenção sobre a Conservação da Vida Selvagem e dos Habitats Naturais Européia, este é um ato de barbárie e sem sentido. Ao abater 100 baleias de uma vez, os faroenses estão eliminando grupos e famílias inteiros. Eles estão retirando blocos do patrimônio genético das espécies e prejudicando a teia da vida no Atlântico Norte e no Mar do Norte.
Essa caça é uma prática abandonada em todos os outros lugares muitas décadas atrás, e já foi banida por outros Estados europeus. Os habitantes das Ilhas Faroe não têm necessidade de subsistência pela carne das baleias, e grande parte da carne é deixada para apodrecer e ser despejada, não pode ser exportada, visto que está poluída com metais pesados e outras toxinas e, portanto, não pode cumprir as normas da UE para a saúde alimentar humana.
De acordo com a legislação faroense também é permitido caçar determinadas espécies de pequenos cetáceos além de baleias piloto. Estes incluem: golfinhos de focinho de garrafa; o golfinho de bico branco do Atlântico; golfinhos brancos do Atlântico; e botos (Há também uma regulamentação específica para a caça de botos. Botos devem ser abatidos com espingardas).”

















”Duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. E eu não tenho certeza quanto ao Universo” – Albert Einstein


Classificação científica


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Globicephala

1 comentário:

  1. acho isso ridículo, principalmente vindo de um continente onde tudo é mil maravilhas, isso me impressionou bastante, principalmente a frase de Eistein !
    Depois que eles acabam contraindo doenças raras reclamam...

    ResponderEliminar