quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Golfinho-clímene

O corpo é alongado e esguio. Dorso escuro e ventre claro. Os adultos apresentam pintas claras no dorso e escuras na barriga. Filhotes nascem cinza-claro e as pintas vão aparecendo com a idade geralmente da barriga para o dorso. A ponta do relativamente longo e fino bico é branca. O manto dorsal cinza-escuro possui uma mancha clara pontiaguda rompendo seu desenho arredondado logo abaixo da nadadeira dorsal. A nadadeira dorsal é alta e falcada. As nadadeiras peitorais são pontudas e proporcionais ao tamanho do corpo. A região ao redor dos olhos normalmente é escura. Possuem de 60 a 80 dentes cônicos. A forma costeira é maior, mais robusta e mais pintada do que a oceânica.


 No Brasil, até o momento, existem registros no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará. Nas Bahamas, existe uma famosa área de concentração de golfinhos-pintados-do-atlântico.. As fêmeas pesam entre 39 e 127 Kg e os machos entre 50 e 143 Kg.. Medem entre 1,6m e 2,2m.



Encontram-se na águas tropicais do Atlântico. Alimentam-se de pequenos peixes e lulas. Mede 2m e chega a pesar 79 kg. Seus dentes são aguçados, possuem de 38-49 de cada um dos lados do maxilar inferior e superior.


Classificação científica


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Stenella
Espécie: S. clymene

Nome binomial
Stenella clymene

Sem comentários:

Enviar um comentário