sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Golfinho-de-laterais-brancas-do-Atlântico

O golfinho-branco do Atlântico é bastante grande (2,70m máx.), robusto e muito discreto no mar. Animal sociável, está frequentemente acompanhado por Golfinhos-focinho-branco, baleias-de-bossa e bocas-de-panela. É possível confundi-lo com o Golfinho-focinho-branco; o golfinho-branco do Atlântico é, no entanto, ligeiramente mais pequeno e mais esguio; tem também uma mancha branca em ambos os flancos, abaixo da barbatana dorsal, alongando-se numa faixa amarelada de cada lado do pedúnculo caudal. Pode também ser confundido com o Golfinho-vulgar, porque tem um padrão cinzento, branco, preto e amarelo aparentemente semelhante; contudo, o corpo do golfinho-branco do Atlântico é mais robusto, o bico mais curto e não tem nos flancos o característico padrão com ampulheta. Outros Nomes: Golfinho-de-Flancos-Brancos-do-Atlãntico . Acrobático e nadador rápido. Salta frequentemente. Emerge para respirar todos os 10 a 15 segundos, quer saltando claramente da água, quer furando apenas a superfície e formando uma onda sobre a cabeça. Em algumas áreas desconfia das embarcações, mas nada ao lado de navios lentos e pode "acompanhar à proa" os que são rápidos; às vezes cavalga as ondas provocadas por grandes baleias.


Encontrado em geral em grandes grupos ao largo e mais pequenos junto à costa. No leste da área pode ser encontrado ocasionalmente, para norte, até ao sul do mar de Barents, e raramente mais para sul do que o canal da Mancha.



A ocidente, registado do oeste da Gronelândia até à baía de Chesapeake, EUA, (se bem que em geral a partir de Cap Cod, EUA, para norte); parece ser especialmente abundante no golfo de Maine, EUA e grandes grupos sobem bastante o estuário do São Lourenço, Canadá
Golfinho-de-laterais-brancas-do-Atlântico

Classificação científica


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Família: Delphinidae
Género: Lagenorhynchus

Nome binomial

Lagenorhynchus acutus

Sem comentários:

Enviar um comentário