sábado, 17 de outubro de 2009

TUBARÃO OCEANICO

TUBARÃO OCEANICO (Carcharhinus longimanus)



Características – considerado por alguns como o mais perigoso e agressivo de todos os tubarões, sendo conhecido por atacar náufragos no alto mar. É altamente desaconselhado o mergulho com estes animais na área. Possui uma primeira nadadeira dorsal muito grande de ápice arredondado e branco. Seu rosto é amplamente redondo. Nadadeiras peitorais são tanto quanto ou maiores do que a cabeça e com pontas arredondadas. Dentes muito fortes, de forma triangular e bordas afiadas. Superfície dorsal superior é de cor cinza parda e o ápice da primeira nadadeira dorsal, as nadadeiras peitorais, as nadadeiras pélvicas e o extremos da nadadeira caudal, brancos. Possui manchas escuras em quase todas as nadadeiras e a superfície ventral é branca. Atinge 4 m de comprimento.
Habitat – águas oceânicas. Ocasionalmente pode ser encontrado perto do litoral. Transita em profundidades de até 182 m.
Hábitos – são malvistos pelos pescadores, pelos danos que provocam a sua pesca. São de movimentos lentos, mas podem acelerar quando estão caçando. Costumam seguir os cardumes de peixes guiados por baleias.
Alimentação – atuns, marlins, golfinhos e baleias piloto. Ocasionalmente ataca tartarugas, aves marinhas, crustáceos, gasterópodos marinhos e carcaças de mamíferos marinhos.
Reprodução – vivíparo. A fêmea produz de 1 a 15 embriões por gravidez, e as crias nascem com 60 a 65 cm de comprimento total. Os machos chegam a maturidade sexual entre os 1,95 e 1,98 m e as fêmeas entre os 1,80 e 2 m de comprimento total.
Ameaças – poluição.

Sem comentários:

Enviar um comentário