quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Golfinho-riscado

Golfinho-riscado é bastante fácil de identificar no mar através das suas características faixas; alguns indivíduos também têm a parte inferior de um cor-de-rosa luminoso.


Normalmente com um comprimento de 2,70m; À primeira vista pode parecer-se com o Golfinho-vulgar, que tem o mesmo tamanho e a mesma forma; contudo, o Golfinho-listado possui dorso cinzento-azulado, flancos cinzentos-claros, ventre branco, linha lateral preta a partir do olho até ao ânus e, ao contrário do Golfinho-vulgar, nos flancos não tem o desenho de uma ampulheta amarela. Também é possível confundi-lo com o golfinho do Bornéu, apesar de o Golfinho-listado ser mais aerodinâmico, ter o bico mais comprido e a barbatana dorsal maior e mais falciforme.


 Uma das características mais distintivas é a marca clara com a forma de um dedo abaixo da barbatana dorsal, mas esta é também característica de muitos Golfinhos-malhados do Atlântico e roazes-corvineiros. É uma espécie vulgar, mas a sua população diminuiu em anos recentes. Também pode ser chamado de Golfinho-listado.



Classificação científica


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Stenella
Espécie: S. coeruleoalba

Nome binomial
Stenella coeruleoalba

Sem comentários:

Enviar um comentário