quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Golfinho-comum-de-bico-curto

O macho tem (até 2,50m) e fêmea (até 2,30m); 75-85kg; linha lateral e dorso pretos; flancos cinzento-bege; ventre claro. Região maxilar em forma de bico comprido e pontiagudo. O Golfinho-vulgar varia tanto na aparência que ao longo dos anos foram propostas mais de 20 espécies. Actualmente só se reconhece uma, apesar de haver 2 formas distintas – os bicos curtos e os bicos compridos – às quais poderá em breve ser atribuído o estatuto de espécie. Podem ser confundidos com golfinhos riscados, golfinhos fiandeiros, golfinhos malhados e golfinhos malhados do Atlântico, mas o elaborado padrão em ampulheta com linhas cruzadas do Golfinho-vulgar é uma boa característica identificativa.


Há apenas diferenças subtis na cor dos sexos. Apesar de haver provas de um declínio populacional no mar Negro, no Mediterrâneo e no Pacífico oriental tropical, continua a ser um dos cetáceos mais abundantes, elevando-se o seu número provavelmente aos milhões. : Os Golfinhos-Vulgares são extremamente enérgicos e acrobáticos, e pode parecer que passam tanto tempo fora da água, a "saltitar" ou a saltar, como o que passam escondidos sob a superfície. Este golfinho foi fotografado na baía de Monterey, Califórnia, EUA.


Nadadores rápidos e acrobatas enérgicos. "Saltita" frequentemente, bate na água com o queixo, barbatanas peitorais, pedúnculo caudal, "acompanha à proa" e salta (às vezes dando saltos mortais).

Os mergulhos podem durar 8 minutos, mas normalmente entre 10 segundos e 2 minutos. Pode associar-se com outros golfinhos em boas áreas de alimentação e no Pacífico oriental tropical, com o atum-albacora.


Classificação científica


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Delphinus
Espécie: D. delphis

Nome binomial
Delphinus delphis

Sem comentários:

Enviar um comentário