quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Tartaruga Africana

Classe: Répteis Ordem: Testudines


Família: Testudinidae Nome Científico: Geochelone sulcata

Longevidade: Aproximadamente 80 anos Dimensões: 35 – 50 cm

Alimentação: São herbívoras. Em cativeiro alimentam-se de diversas variedades de ervas, alface, bersim e legumes.

Habitat: Vivem em ambientes quentes e áridos desde áreas desérticas à savana seca.

Distribuição Geográfica: Distribuem-se ao longo do Sul do Sahara, desde o Senegal e Mauritania até Mali, Nigéria, Sudão, Etiopia, ao longo do Mar Vermelho em Eritreia.

Reprodução: Reproduzem-se muito bem em cativeiro. Os machos tornam-se sexualmente maturos quando a carapaça atinge cerca de 35 cm de diâmetro. Durante a época de reprodução tornam-se ainda mais agressivas. A cópula ocorre em qualquer altura entre Junho e Março, ocorrendo mais frequentemente depois de uma estação chuvosa entre Setembro e Novembro. De seguida a fêmea faz uma depressão no solo, onde urina, cavando até cerca de 0,6 m de diâmetro e 7-14 cm de profundidade onde deposita entre 15-30 ovos. O trabalho de construção do ninho demora cerca de 5 horas e cava 4 ou 5 antes de decidir em qual deles vai depositar os ovos. Depois dos ovos colocados a fêmea tapa-os o que demora cerca de uma hora. O período de incubação pode variar entre 85 e 120 dias conforme a temperatura.

Geral: Estes animais são muito agressivos uns para com os outros. Esta agressão inicia-se a partir do momento em que nascem. Gostam de escavar e estão muito bem adaptadas para o fazer. São animais muito fortes e activos e quando as temperaturas se tornam muito quentes ou frias, escondem-se nesses buracos ajudando-as a prevenir a desidratação, visto dependerem da água metabólica e do alimento. Permanecem nesses buracos durante horas e se existir lama enterram a sua parte traseira. Quando as temperaturas ultrapassam os 40ºC, esfregam a sua própria saliva nas patas para se refrescarem. São mais activas ao fim da tarde e, de manhã permanecem ao sol para fazer subir a temperatura corporal depois do frio da noite. A tartaruga-terrestre-africana é a maior das tartarugas de África. Apenas a tartaruga dos Galápagos é maior que esta espécie. A côr da pele é dourada (amarelo acastanhado) e muito grossa. Externamente, é difícil diferenciar os machos das fêmeas. Pesam entre 36 e 50kgs.


Sem comentários:

Enviar um comentário