sábado, 17 de outubro de 2009

TUBARÃO GÁLIA PRETA

TUBARÃO GÁLIA PRETA (Carcharhinus brevipinna)



Características – corpo alongado, focinho pontudo em V. A maxila mais baixa tem um entalhe bem distinto ao longo da borda. Os olhos são redondos e pequenos. Coloração cinza a azul-acinzentado na face superior, ventre branco e uma distinta faixa branca no flanco. O bordo interno da nadadeira peitoral é negro. A segunda dorsal, a anal e o lobo inferior da caudal com pontas negras. A primeira dorsal pode ou não ter ponta negra.

Exemplares com até 70 cm não possuem marcas negras, exceto na peitoral. Atinge até cerca de 3 m de comprimento e 60 Kg de peso. Podem ser perigosos. Carne apreciada e chega a ser comum no comércio.
Habitat – mar aberto, costeiras, recifes de coral, comuns e geralmente próximos à superfície.
Hábitos – migratórios, muito ativo e de nado rápido.
Alimentação – peixes, tubarões, raias e lulas. Caçam em grupos, arremetendo para cima entre cardumes de peixes pequenos, girando rapidamente o corpo como um pião e chegam a saltar inteiros fora da água.
Reprodução – vivíparos, gerando de 6 a 12 filhotes com 70 cm de comprimento cada, no início do verão. A gestação dura aproximadamente 10 meses. Costumam procriar em novembro e dezembro.
Predadores naturais – tubarões maiores.
Ameaças – destruição do habitat, pesca predatória e poluição. Está ameaçado de extinção.

Sem comentários:

Enviar um comentário