sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Baleia-Comum

A Baleia-Comum é o cetáceo que, a seguir à Baleia-Azul, atinge maiores dimensões. É uma espécie cosmopolita, ou seja, pode ser encontrada em todos os oceanos. Nos Açores tem uma sazonalidade semelhante à da Baleia-Azul, sendo avistada com alguma frequência durante o período de migração.

Tamanho - O tamanho médio das fêmeas adultas é de 19 m, mas podem atingir um máximo de 24 m, correspondentes a um peso máximo de 80 toneladas. Os machos são mais pequenos e têm um tamanho máximo de 21 m.

Alimentação - Essencialmente de crustáceos planctónicos, mas ingerem também uma grande variedade de outros pequenos invertebrados, pequenos peixes e lulas.
Distribuição - Abrange todos os Oceanos do planeta.
Habitat - Habita no Oceano e no mar aberto, com predominância no Atlântico Norte. Durante o Verão faz migrações para zonas mais frias, onde aproveita a alta productividade das águas para acumular reservas de gordura. Durante o Inverno viaja para águas mais quentes, onde ocorre a maior parte dos nascimentos e da actividade sexual.

Reprodução- A maturidade é atingida entre os 6 e os 10 anos de idade ou quando os machos têm em média 18m e as fêmeas 19m. As fêmeas dão à luz 1 cria de cada 3 a 4 anos, durando a gestação cerca de 1 ano. As crias nascem em média com 6 metros de comprimento, pesando entre 2 a 3 toneladas e são amamentadas durante cerca de 7 meses.
Estado Actual - Encontra-se em perigo de extinção.
Foram intensamente caçadas pelo seu óleo e barba-de-baleia.
Actualmente existem apenas 5.000 indivíduos em todo o Mundo.

Classificação
Reino - Animalia
Filo - Chordata
SubFilo - Vertebrata
Classe - Mammalia
Ordem - Cetacea
SubOrdem - Mysticeti
Familia - Balaenopteridae
SubFamília - Balaenopterinae
Género - Balaenoptera
Espécie - Physalus

Descrição geral-A pigmentação do corpo é cinzenta escura no dorso e a face ventral é branca. A coloração da cabeça é assimétrica: o maxilar inferior direito, assim como as barbas frontais, são brancos; enquanto que o maxilar inferior esquerdo e a totalidade das barbas esquerdas são cinzentos claros. O maxilar superior tem de 260 a 480 pares de barbas, apresentando de 50 a 100 pregas ventrais na garganta que se prolongam até ao umbigo.
Para se alimentar abre a sua grande boca (expansível devido aos sulcos que apresenta na zona inferior) e nela retém um grande volume de água e alimento. Em seguida, com a ajuda da língua, o animal expele a água através das “barbas" retendo apenas os pequenos animais, que depois ingere.
É uma das espécies mais rápidas de cetáceos, podendo atingir velocidades de ponta de 32 km por hora. Perto da Islândia, uma baleia-comum marcada com um transmissor percorreu 292 km num só dia, viajando a velocidades médias entre 3.6 a 14.6 km por hora.

Sem comentários:

Enviar um comentário