domingo, 18 de outubro de 2009

Tubarão-bruxa

Tubarão-bruxa (notorynchus cepedianus)


Ordem: Hexanchiformes
O tubarão-bruxa (cação-bruxa) é o membro da família do “cow shark” que é visto com maior freqüência. Ao contrário da maioria dos seus parentes mais próximos, que costuma habitar águas profundas,o tubarão-bruxa (cação-bruxa) prefere águas costeiras rasas. Ele é um animal insaciável e perspicaz, capaz de comer tudo o que aparecer na sua frente, de carniça a outros tubarões e focas; podendo ser muito agressivo com os nadadores e mergulhadores.
Os tubarões Hexanchiformes possuem seis ou sete pares de fendas branquiais, o que os distingue da maioria dos outros tubarões, que possui apenas cinco pares. A informação sobre as espécies de águas profundas é ainda muito escassa, e há até controvérsia sobre quais os tubarões que pertencem realmente a esta família. O “frilled shark”, por exemplo, é considerado por alguns biólogos membro da ordem dos Hexanchiformes, mas muitos estudiosos o colocam agora na sua ordem própria.

Tamanho máximo: 3 m.
Distribuição: Em mares temperados do mundo inteiro.
Dieta: Muito ampla, incluindo tubarões, raias e outros peixes, crustáceos, moluscos, focas, polvos e corpos em decomposição.
Reprodução: Ovíparos. Já foram registradas ninhadas com até 80 crias.

1 comentário:

  1. Então né....depois que eu li essa matéria, aprendi que nunca mais vou nadar no mar... '-' vai que me deparo com essa lindeza faminta.

    ResponderEliminar