sábado, 17 de outubro de 2009

TUBARÃO MEGA BOCA

TUBARÃO MEGA BOCA (Megachasma pelagios)



Características – bastante estranho, com corpo cilíndrico, robusto, afilando-se para a parte posterior. As brânquias são longas, mas não alcançam a superfície dorsal da cabeça. Boca enorme, larga, terminal, estendendo-se para trás dos olhos, podendo ultrapassar a um metro de largura. Cabeça grande, focinho curto e arredondado. Olhos grandes e redondos. Nadadeiras peitorais são longas, caudal com lobo superior maior. Cinqüenta fileiras de dentes muito pequenos e relativamente numerosos em cada maxila, mas somente três fileiras são funcionais. Coloração escura no dorso e flancos, variando de preto a cinza escuro. Parte inferior do corpo é brancacenta, a porção interna das nadadeiras peitorais também. Nadadeiras ventrais são escuras, a parte interna um pouco mais clara em sua parte mais próxima ao corpo. Queixo e região imediatamente próxima ao maxilar inferior de cor escura sobre fundo pálido, com numerosas manchinhas redondas de cor negra. Boca e língua são negras. Possui uma faixa de cor prateada no alto do maxilar e do palato superiores, internamente, provavelmente bioluminescente ou, no mínimo refletora. Pontas dos claspers e das nadadeiras peitorais, ventrais, anal e caudal, brancacentas. Alcança pelo menos 5,5 m de comprimento e um peso aproximado de 790 Kg.
Habitat – vive na parte superior da coluna da água no oceano aberto. Passa o dia em águas mais profundas e ascende às profundidades médias à noite.

Hábitos – pouco se conhece com relação aos seus hábitos. Migra conforme o movimento de seu alimento. Assim durante um ciclo de 24 h percorre a coluna de água entre os 200 m e os 10m da superfície, sempre em regiões de grande profundidade, ainda que relativamente próximas à terra. Menos ativo que os outros tubarões filtradores e nãomuito hábil nadador.
Alimentação – zooplâncton.
Reprodução – ovovivíparo, gerando uma única cria por gestação.
Predadores naturais – baleia orça e grandes tubarões.
Ameaças – poluição e destruição do habitat.

2 comentários: