terça-feira, 20 de outubro de 2009

Tubarão-zebra

Tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum)

Tamanho: 201-400 cm.

Os tubarões-zebra juvenis têm o corpo preto com bandas verticais claras, semelhantes às de uma zebra. Só em adultos adquirem o tom claro com manchas escuras, característico da espécie. São animais inofensivos, que nadam lentamente, e durante o dia, é frequente encontrá-los sobre o fundo, com a boca virada contra a corrente, de modo a respirarem sem esforço. O seu corpo e cauda muito flexíveis permitem-lhes esgueirarem-se dentro de fendas e buracos estreitos, onde procuram as suas presas. Os ovos encontram-se protegidos por cápsulas e são depositados no fundo, onde se fixam até à eclosão.

Habitat- O tubarão-zebra vive em águas tropicais,é uma espécie costeira e vive na areia ,cascalho e em corais. Devido ao seu comportamento lento durante o dia, acredita-se ser uma espécie noturna. É freqüentemente observado sentado no fundo nas proximidades de recifes de coral. Este pequeno tubarão foi registrado em águas marinhas e salobras, bem como em habitats de água doce.
Hábitos Alimentares-Este pequeno tubarão alimenta principalmente de moluscos, bem como pequenos peixes ósseos que suga fora da areia. Presas incluem caranguejos e camarões. Também nada de forma lenta e se contorce em fendas e canais estreitos em recifes em busca de presas.

Reprodução-O tubarão-zebra é uma espécie ovípara que significa que ele liberta cachos de  ovos no ambiente onde estão ancoradas ao substrato pelo cabelo-como fibras. Os cachos de ovos deste tubarão são grandes e marrom escuro ou púrpura com estrias longitudinais, medindo 6.7x3.1x2 cm (17x8x5). Quando os jovens venham a surgir, medem cerca de 7,9-10 cm (20-26) de comprimento total.
Predadores- Predadores potenciais do tubarão zebra incluem peixes ósseos e tubarões maiores, bem como os mamíferos marinhos.
Parasitas-Pelo menos quatro espécies de tênia (Pedibothrium spp.) estão documentados parasitas do tubarão-zebra.

1 comentário:

  1. gostei do texto(vou adicionar nos favoritos), mas quero ver fotos dele parecendo uma zebra...
    :D

    ResponderEliminar