sábado, 17 de outubro de 2009

Tubarão Areia

Tubarão Areia (Carcharhinus plumbeus)


O Tubarão-Areia é um Carcharhinoid (Tubarão de réquiem) e é relacionado ao Zambesi e tubarões fuscos entre outros. Os nomes comuns incluem: tubarão de Thickskin, Tubarão marrom, Whaler Do norte e Tubarão de Chão.


Aparência- O Tubarão-Areia é um tubarão pardo com um corpo robusto. As características principais do Tubarão-Areia são a frente proeminente da barbatana dorsal, o focinho arredondado e uma curva interdorsal. A cor do Tubarão-Areia pode alternar de azulado cinzento até castanho cinzento. O seu tamanho varia de lugar para lugar: as espécies Sul Africanas mais maduras podem chegar aos 130cm; as espécies Mediterrânicas atingem 248 cm; as espécies Americanas variam entre os 130 a 200cm. O Tubarão-Areia pode pesar entre 45-90 kg na maturidade, mas a média situa-se entre os 50 kg para os machos e os 68 kg para as fêmeas.

Habitat- Os Tubarões-Areia vivem em regiões costeiras e são comumente achados nas partes inferior de bocas de rio, estuários, baías e outro dentro das regiões perto das areias. Eles também são achados próximas a ilhas, e lugares rasos. Esses tubarões raramente nadam fundo e são achados em profundidades de entre 60 e 200 metros embora eles sejam normalmente achados nas águas mais rasas então 100 metres.
Alimentação- Os Tubarões-Areia alimentam-se principalmente de pequenos peixes, moluscos e crustáceos: enguias, raias, polvos, lulas, chocos, bivalves, camarões e caranguejos.
Reprodução -As fêmeas dão à luz mais ou menos nove filhotes no verão, a cada dois anos, depois de um período de gestação de um ano. Os juvenis estão normalmente em estuários e baías ao longo da costa. Os juvenis permanecem em águas pouco profundas até ao final do Outono, altura em que formam escolas e se movem para sul e posteriormente para o mar alto, só regressando nos meses de Verão.

Classificação


Ordem - Carcharhiniformes
Familia - Carcharhinidae
Género - Carcharhinus
Espécies - plumbeus

Sem comentários:

Enviar um comentário