sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Baleia-Sei

As Baleias-Sei
Adultos tamanho médio é de 14 m, mas os machos podem atingir 17 m de comprimento. As fêmeas são maiores e podem alcançar um comprimento de 16 a 20 m. Peso varia de 20 a 30 toneladas. Recém-nascidos medem 4,5 metros e pesar até 1 tonelada. As fêmeas têm uma única cria a cada 3 a 4 anos. A gestação dura cerca de 1 ano, e aleitamento leva cerca de 6 a 7 meses. A baleia Sei podem viver até 70 anos.


O corpo é cinza escuro na parte de trás e dos lados e tem uma coloração mais clara na superfície ventral com cicatrizes acinzentado ou branco causado por lampreia ou mordidas de tubarão de pequeno porte. Existem 32-60 sulcos ventrais, tudo termina bem antes do umbigo. Em seu maxilar superior que tem 300 a 400 pares de barbas cinzento escuro. Eles alimentam principalmente de pequenos crustáceos planctónicos (copépodes), e peixes pequenos, como o harenk e as sardinhas (este é o motivo também para o seu nome comum de Português sardinheira C "). Esta espécie emite sons metálicos, com frequências da ordem de 3 kHz.



Observação
Baleias Sei.Os animais que encontrámos eram geralmente sozinho ou, às vezes em pares. De uma distância é impossível diferenciar essa espécie das outras espécies de sua família. Ela pode ser confundida com a baleia-comum e, em menor grau com a baleia Minke, dada a curta duração da segunda. No entanto, a baleia-comum tem uma coloração assimétrica na sua cabeça, sua região ventral é mais leve do que o da baleia Sei, e esta só pode explodir a uma altura de 3 m. É, sem dúvida, o mais rápido de sua família, e pode atingir velocidades de 30 nós.


 O caminho de natação é constante se não for perturbado. Em um dia calmo no mar, é possível acompanhar e traçar-lo devido às ondas que ela gera com os movimentos da cauda. A equipe do Espaço Talassa foi capaz de observá-los passando pela região sul do Pico, a respiração a cada 30 segundos, e eles raramente mergulha mais do que alguns metros para apenas 2 a 3 minutos. Também fomos capazes de observá-los predando carapau.

Sem comentários:

Enviar um comentário