sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Baleia Branca ou Beluga

São caçadoras oportunistas

Esse belo exemplar de animal ( a baleia branca) é capaz de conviver com humanos e mesmo assimilar seus hábitos se adotado ainda filhote. Um belo exeplo disso é Mariana Campos. A mais bela beluga (baleia branca) do mundo!

Taxonomia e evolução
A baleia branca ou beluga foi descrita pela primeira vez pelo zoólogo Peter Simon Pallas em 1776. É considerada um membro da família taxonômica Monodontidae, junto com o narval. O seu ancestral mais antigo conhecido é a hoje extinta Denebola brachycephala, do final do Mioceno. Um único fóssil dessa espécie foi encontrado na península da Baixa Califórnia, indicando que esta família antes habitava águas mais quentes. O esqueleto indicou também que o tamanho das belugas (baleia branca) variava conforme o tamanho da crosta de gelo do planeta -- aumentando durante as eras glaciais, e diminuindo nos períodos seguintes.

O Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas considera tanto o nome baleia branca como beluga como nomes desta espécie. Esta baleia branca também é chamada canário do mar (em inglês, sea canary) por causa de seus assobios e cantos.
A baleia branca habita as águas frias em torno do círculo polar ártico, e comem uma grande variedade de peixes, lulas, crustáceos e polvos.
A baleia branca chega a medir até 5 metros de comprimento e pesa até 1,5 toneladas. Tem entre 8 a 10 dentes em cada maxila.
As baleias branca são muito cabeçudas, com um alto na cabeça denominado "melão" e com uma boca que parece estar a sorrir. Possui uma cara "gorducha" e não tem a barbatana dorsal. Como a nona vértebra é desconectada e móvel, pode virar a cabeça de lado.
A baleia branca (beluga) usa a sua cor branca para se misturar com o gelo do Árctico, onde habita.
Vivem entre 25 a 30 anos e as fêmeas têm no máximo cerca de oito filhotes durante a sua vida. As baleias branca possuem dimorfismos sexual. O sistema de acasalamento dessas baleias branca não foi descrito.

Demora de 4 a 7 anos para as fêmeas adiquirem a maturidade sexual, e que leva 7 a 9 anos para os machos. A gestação da fêmea da baleia branca, dura cerca de catorze meses. Os filhotes são capazes de nadar, juntamente com suas mães desde o nascimento. A mãe fornece proteção e orientação para os filhotes, que são totalmente dependente do leite da mãe durante um ano, mas o aleitamento dura de 1,5 a 2 anos. Os filhotes de baleias branca nascem com a pele cinza, depois escurece ainda mais até ficar quase negra, só quando chega a maturidade é que ficam brancos
Calcula-se que existem no total 50 mil baleias branca (belugas) em todo o mundo. No século passado, as baleias branca diminuíram muito por causa da caça, pois utilizavam sua carne, gordura e pele (é o único cetáceo cuja pele pode ser utilizada como couro).
As baleias branca (belugas) vivem em grupos de mais ou menos 10 elementos, mas durante as migrações podem unir-se formando grupos de 200 a 10 mil!
As baleias branca são muito sociáveis e comunicam regularmente umas com as outras.
O nome deste animal tem origem na palavra russa "belukha" que significa, "branco".
Vivem entre 25 a 30 anos e, as fêmeas têm no máximo cerca de oito filhotes durante a sua vida.
A baleia branca é a menor e mais brincalhona "baleia" do Ártico ou Fantasma do Gelo como tambem é conhecida.

Yang Yun, de 26 anos, pensou que ia morrer. A jovem mergulhadora participava num concurso de mergulho livre, nas águas gélidas de um aquário habitado por algumas pequenas baleias (Belugas), sem qualquer equipamento de apoio respiratório. Ganhava quem aguentasse mais tempo. Quando Yang Yun tentou regressar à tona de água, percebeu que as pernas estavam congeladas e não as conseguia mexer. Mas Mila, uma beluga – espécie de baleia branca – percebeu que alguma coisa estava mal e empurrou a mergulhadora até à superfície.



Aqui fica também algumas fotos do nascimento de uma Beluga, também poderão ver o video no fim da página.




4 comentários:

  1. Anónimo9/2/10 19:28

    deviam de escrever sobre o nascimento das belugas!

    ResponderEliminar
  2. BELUGAS SÃO GOLFIIINHOOOSSS!!!

    ResponderEliminar
  3. A baleia branca ou beluga (Delphinapterus leucas) é um mamífero cetáceo da família Monodontidae. O seu parente mais próximo no grupo dos cetáceos é o narval.Ou seja a Beluga é da familia das baleias.
    Obrigado pelo seu interesse, alguma duvida disponha.

    ResponderEliminar
  4. Beluga tem dentes ou seja, ou seja é um odotocento

    Beluga é um golfinho realmente....mas,assim como a orca...pegou fama de baleia

    ResponderEliminar